Uma das crianças, Monique Machado Castro (foto acima), foi estrela do comercial do Criança Esperança desse ano. Tímida, Monique representou o Rio Grande do Sul, ao lado de Miguel Falabela e diz que hoje o grupo é sua segunda família. “Aqui eu sou diferente, em casa sou mais quieta, mais fechada...”, contou ela.

O diretor geral da CUFA, Manoel Soares conta que hoje se criou uma outra idéia a partir da proposta que se aprende. O AtuAção não tem a intenção de produzir bons profissionais da arte. “Não tenho o objetivo de construir bons atores, mas construir gente. Gente que vem sendo desconstruída”, esclarece ele.

Além de teatro, a CUFA promove oficinas de cidadania, aulas de inglês com o professor Cristiano Clavelin entra outras atividades. Na minha opinião, o que a CUFA mais distribui é amor. A constituição de família é muito clara ali. Lady é a mãe amorosa, que dá bronca quando necessário e colo sempre que lhe é pedido. Manoel é o irmão mais velho que pega no pé sempre que preciso para que as coisas não saiam da linha, e no grupo, cada um tem consciência da sua importância para o outro e para o grupo como um todo. Uns cuidam dos outros com uma certeza: “daqui vai sair algo de bom para a vida deles”, como disse a mãe dessa família, que ressalta também que hoje o projeto não agrega apenas as crianças, mas os pais, uma assistente social e psicólogas que apoiam e organizam com Lady todo o trabalho.

Na conclusão do projeto, os alunos da Vila Cruzeiro produzirão quatro filmes que serão apresentados a UNESCO no final do ano. Vai ser mais uma etapa na vida vitoriosa desse grupo... grupo que Gustavo um dia classificou como um tumulto e hoje diz que lhe dá orgulho, pois sabe que todos que estão ali hoje, estão dispostos a encarar o que tiver que ser feito. Alguém duvida que serão um sucesso?!




(Por Fernanda Rodrigues, via emnegritto.zip.net )