Diretores do 5x Favela visitam a Cufa RS

Antes de subir a Serra Gaúcha, os diretores do 5x Favela estiveram na sede da CUFA em Porto Alegre.
Nessa última quarta feira (10) os jovens do Projeto Atuação apoiado pelo Projeto Criança Esperança da Rede Globo, recebeu a visita de Rodrigo Felha, Wavá Novais, Cadu Barcellos e Luciano Vidigal.
Esses cariocas muito especiais são os diretores do filme "5x Favela - Agora por nós mesmos".

Antes de subirem a Serra Gaúcha, onde tinham participação no Cine Social no Gramado Cine Vídeo, subiram o Morro Santa Tereza e puderam conhecer os jovens do núcleo de audiovisual do Projeto Atuação.

O filme que em 1961 foi produzido pelo Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE) com Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges e que se tornaria um marco do cinema moderno brasileiro foi regravado em 2009 em um novo projeto pela Luz Mágica Produções, produtora de Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães.

Dentro desse projeto, o objetivo era produzir um longa-metragem “Cinco Vezes Favela, Agora por nós mesmos”, escrito, dirigido e realizado por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro.

Esse projeto se assemelha muito com a proposta do Projeto Atuação, que dá cursos profissionalizantes de audiovisual à jovens moradores de uma favela gaúcha e que tem como produto final, a produção de conteúdos audiovisuais.

Com tantas semelhanças nessa história, esse bate papo foi uma grande oficina aos jovens do projeto.


Os jovens do grupo de audiovisual passeando na comunidade do Morro Santa Tereza, com os diretores do 5x Favela.


Os olhares curiosos e atentos de Fernanda e Felipe (alunos do Projeto Atuação) para Wavá Novais, Cadu Barcellos e Luciano Vidigal.


Wavá Novais, Cadu Barcellos, Luciano Vidigal e Rodrigo Felha respondem a todas as perguntas dos jovens do projeto. O Projeto Atuação tem como objetivo produzir conteúdos audiovisuais com temas voltados para os direitos humanos, onde desde a atuação até a edição final dos vídeos, será feita pelos jovens do Morro Santa Tereza.


A galera toda junta. Os diretores do 5x Favela, Manoel Soares e os alunos do audiovisual do Projeto Atuação.


Texto e fotos: CUFA RS