PROFISSÃO REPÓRTER VISITA PROJETO ATUAÇÃO NO MORRO SANTA TERESA

Projeto atuação recebe visita do Profissão Repórter da rede Globo

Na manhã desta terça-feira, 18, o Projeto Atuação recebeu a visita, na base da CUFA Porto Alegre, do repórter Caio Cavechini e o diretor Marcel Souto Maior do programa Profissão Repórter da Rede Globo. Também estavam acompanhando a visita Maria Helena Carvalho, gerente de Desenvolvimento de Afiliadas da TV Globo e representantes do Globo Universidade.

Chegada da Equipe do Profissão Reporter

Recepção de Manoel Soares Coordenador da Cufa RS

Em Porto Alegre para o Intercom, que tem como tema este ano Comunicação, Cultura e Juventude, a equipe da Globo aproveitou para falar com alunos do projeto sobre uma nova forma de jornalismo comunitário, lembrando sempre da função social desse trabalho.

A turma de teatro atenta as falas do repórter.
Os alunos estão desenvolvendo, nas oficinas de áudio visual, documentários e a memória de sua comunidade, e com a visita, puderam conhecer como funciona a produção, escolha de personagens, temas e diferentes experiências que o repórter vive quando está em campo.

Caio Cavechini, falando de sua experiencia no programa

O repórter Caio Cavechini, chamou a atenção dos alunos para a necessidade de estar sempre buscando conhecimento e novas informações e reforça, “quando atravesso a rua já tem outras coisas para conhecer”.
Algumas edições do Profissão Repórter foram citadas para servir como temas de discussão, como a homossexualidade, crack e novas ideias foram levantadas durante a visita.

Marcel Souto Maior, explica como funciona o Profissão Repórter

O Diretor Marcel Souto Maior, fala que o programa não trabalha com pautas prontas mas vai em cada local construir a matéria pesquisando a história de cada pessoa desde o início. Para ele, o que mais chamou atenção na turma foi a faixa etária, o projeto trabalha com crianças e adolescentes que já se interessam pela arte do audio visual e teatro e completa, “eles estão lidando com a história e a imagem da vida dos outros e com isso podem aprender mais sobre sua própria vida, mais que técnica eles estão fazendo uma transformação social”

Como lembrança da visita, o grupo recebeu a bolsa e a camisa do Projeto Atuação e o carinho da turma registrado na foto.


Fotos: Nathaly Weber